Dicas envolvem o uso de aplicativos e cuidados com as altas temperaturas no momento de carregar a bateria do iPhone.
Dentre os itens que garantem o bom funcionamento de um celular está a sua bateria. Há quem cuide direitinho do seu iPhone 13, respeitando o momento de carga e dando atenção aos apps que consomem muita energia e há os que se deixam levar.
Como os aparelhos contam com assistência técnica, ficava aquela ideia de “se a bateria viciar, é só trocar, isso sai mais barato que um celular novo”. No entanto, com o aumento dos preços das baterias esse pensamento tem mudado.
Então, se você tem iPhone e quer garantir que ele cumpra bem suas funções, como boa durabilidade da bateria, veja o que pode fazer para preservá-la:
Conteúdo abordado:
Use o ajuste automático de brilho
O ajuste automático de brilho permite que o próprio aparelho identifique ambientes em que precisa de mais iluminação na tela. Ative a função e aproveite melhor o uso do iPhone, no lugar de usar sempre no brilho máximo. Quando você precisar de uma tela mais iluminada, o próprio celular te ajudará na tarefa.
Cuidado com o superaquecimento
O superaquecimento da bateria é um dos principais vilões e responsáveis pela perda da vida útil dela. Evite usar seu celular em ambientes muito quentes ou debaixo do sol. Na praia, mantenha sem capinha e deixe na bolsa, embaixo no guarda-sol. Além disso, na hora de carregar, retire as capinhas de proteção.
Fuja das cargas rápidas
Cargas rápidas são aquelas nas quais você para alguns minutos com o celular na tomada, para ele “pegar uma carguinha” e vai embora depois que ele carrega uns 10% ou 15%. O melhor é sempre deixar o aparelho concluir a carga. Conectou na tomada? Espere chegar a 100%.
Ative o carregamento otimizado
A função de carga otimizada permite que seu iPhone entenda como é o uso do aparelho, em quais momentos você usa mais a bateria. Assim, ele mantém a carga otimizada em 80%, em média, quando você não está mexendo tanto no celular. Além disso, também sabe em que situações será preciso um maior uso da carga.
Use carregadores originais
O carregador também interfere na vida útil da bateria. Se possível, mantenha sempre o modelo que veio com seu celular. Quebrou e precisou trocar? Busque por um novo, próprio para o seu iPhone, e fuja das opções “carrega tudo”. Evite também as gambiarras, se o fio está com mau-contato, troque.
Mantenha o software atualizado
Programe seu aparelho para fazer as atualizações de software. Normalmente, nelas são corrigidos erros de desempenho do sistema que podem, sim, prejudicar sua bateria. O ideal é deixar para atualização automática e autorizar que seja baixado sempre que você estiver no Wi-Fi.
Não zere a bateria do iphone
Um erro comum, não apenas dos usuários de iPhone, mas de qualquer smartphone, é deixar o aparelho zerar completamente a carga. Na época dos aparelhos mais antigos, as pessoas acreditavam que não usar toda a bateria contribuía para deixá-la viciada. Agora, já se sabe que isso é um mito. Tente carregar sempre que chegar em 15%.
Fuja dos apps muito pesados
Aplicativos que consomem muita energia também são inimigos do seu celular. Ainda mais se, durante o uso, você observar que o aparelho esquenta. Esse é um sinal de que o app roda bem no seu iPhone. Fuja de jogos e outros apps que consomem muito da memória RAM e tente manter apenas o que você realmente utiliza.
Configure as atividades em segundo plano
As atividades em segundo plano são aplicativos que continuam funcionando e usando a bateria mesmo quando não estão em uso. No envio das notificações e na conexão com a internet, por exemplo. Dê uma olhada em quais consomem muito da carga e tire a permissão de uso em segundo plano.