Ser produtivo não significa viver em função do trabalho. Há outra palavra para definir isso: uma pessoa workaholic. Uma pessoa produtiva sabe que existem outras áreas da vida dela como saúde, família, lazer, entre outros, que merecem a mesma atenção que o trabalho, ao contrário de uma pessoa workaholic.
No entanto, há pessoas que enfrentam barreiras para se tornar produtivo no trabalho. É o caso de portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Vale a pena fazer uma pesquisa com as palavras “como identificar se tenho TDAH” caso você tenha alguma suspeita de possuir a doença.
Porém, pessoas sem diagnósticos psiquiátricos também enfrentam desafios para serem totalmente produtivos. Ser produtivo é usar todos os recursos em favor de um desempenho bom no menor tempo possível.
Para uma pessoa produtiva, é necessário cumprir todos os afazeres profissionais dentro do horário do expediente com excelência para dar atenção às outras áreas de sua vida. Ou seja, é ser produtivo no trabalho no tempo necessário, sem mais nem menos.
Conheça algumas dicas para ser mais produtivo no trabalho e garanta tempo e liberdade para curtir as outras áreas de sua vida, como a família e o lazer.
Conteúdo abordado:
1. Entenda quanto tempo você leva para cada atividade
O primeiro passo para ser mais produtivo é entender quanto tempo você leva para realizar cada tipo de responsabilidade profissional que você tem. Dessa maneira, você poderá se programar para executar cada atividade em um período de tempo contado. Isso também pode ser um fator determinante para priorizar certas obrigações mais demoradas de realizar.
2. Tenha metas e objetivos
Para ter mais produtividade, você precisa estabelecer objetivos de longo prazo para sua carreira profissional, seja você estudante ou profissional de SEO. Pode ser uma promoção, um cargo em uma empresa melhor ou até abrir seu próprio negócio ou comprar visualizações reels para alavancar sua imagem. Com um objetivo, é possível traçar pequenas metas para conquistar a vitória final. Dessa maneira, você saberá dar os passos necessários para chegar no seu objetivo. Isso também mantém você motivado.
3. Tenha momentos para verificar atualizações
Quando você está executando uma tarefa e é interrompido ou se distrai, o cérebro demora a se concentrar de novo. Por isso, parar de trabalhar a todo momento para checar e-mails, mensagens de chats da empresa ou o celular corporativo é uma forma de produzir menos.
Tenha alguns horários específicos para verificar todas essas chamadas. Pode ser cada vez que você termina uma tarefa, por exemplo. Caso algum colega apareça na sua mesa, peça para a pessoa retornar em um momento mais propício ou marque um outro horário.
4. Planeje tudo previamente
Você precisa criar o hábito de ter um planejamento prévio das atividades profissionais que vai executar durante o dia. Portanto, no final de cada dia, já faça um planejamento das tarefas do dia seguinte. Não esqueça de deixá-las em ordem de prioridade.
Deixe pelo menos meia hora de folga na agenda para imprevistos, como uma reunião de emergência ou um colega precisando de assistência. Você pode se precaver de antemão.
5. Tenha cuidado com sua saúde
Caso você não cuide de sua saúde física e mental, nenhuma das dicas vai ajudar você a ser mais produtivo, já que você pode ficar cansado e estressado em vez de motivado e produtivo. Por isso, faça exercícios físicos regularmente, coma de forma saudável, beba 2 litros de água por dia e durma bem.
Não esqueça de utilizar o tempo fora do trabalho para se dedicar às outras áreas de sua vida.