Um grande problema que afeta diversas pessoas, independente do motivo que seja, é a perda de algum dente na boca, que muitas vezes resulta no uso de uma prótese dentária.
Indo muito além do quesito estético, esse tipo de procedimento está cada vez mais fazendo sucesso. Por isso, é relevante conhecer um pouco mais sobre ele.
Antes de prosseguir, é sempre importante dar um destaque a mais acerca das práticas referentes à higienização bucal. Com ela, é possível evitar problemas como a perda dentária.
Portanto, esse hábito deve ser realizado desde sempre, principalmente quando criança, juntamente com consultas, através de um plano odontologico para cnpj, por exemplo, se tiver direito.
Dessa maneira, se você sofreu com algum problema na cavidade bucal, onde é necessário o uso de uma prótese dentária, é fundamental que conheça um pouco mais sobre esse tipo de procedimento tão importante para quem está com problema em relação aos elementos dentários e boca de modo geral.
Desse modo, procure saber se o seu plano odonto empresa cobre esse tratamento.
O que é a prótese dentária
A prótese dentária nada mais é que um tipo de estrutura que vem para repor um dente parcialmente ou totalmente perdido, de forma que irá manter o aspecto natural da estrutura dentária.
Vale lembrar que esse tipo de procedimento, caso tenha direito, pode ser realizado através de um plano odonto empresarial.
As próteses dentárias têm como finalidade, primeiramente, retornar o sorriso para o seu estado natural.
Porém, não para somente por aí, já que por reestruturar toda a arcada dentária, também causa um impacto no funcionamento dos dentes. Ou seja, além do sorriso, também retorna ao estado natural da sua função.
Elas são utilizadas quando há a perda dentária, seja ela decorrente de uma trauma, ou até mesmo em problemas de nascimento, em que a pessoa sofre com a dentição.
É pertinente saber como funciona plano odontologico empresarial, para ver se ele cobre esse tipo de procedimento que é muito útil, ainda mais para aqueles que perderam um dente.
Além disso, é importante também conhecer quais são os principais tipos de próteses utilizadas nos dias de hoje, bem como quais são os cuidados necessários no pré e no pós-operatório.
Desse modo, os modelos de próteses podem ser separados em:
- Fixa;
- Parcial;
- Total;
- Removível.
Dessa maneira, é pertinente conhecer um pouco mais sobre cada tipo e quando ela é utilizada, assim como saber se ela faz parte do seu plano dentario empresarial, caso possua um.
Principais tipos de prótese dentária
Agora que ficou mais fácil de entender do que se tratam as próteses, é relevante conhecer um pouco mais sobre os tipos que estão disponíveis no mercado, para ter uma noção maior de qual deve ser utilizada de acordo com o problema.
- Prótese fixa
Como o próprio nome sugere, esse tipo de prótese é um que não pode ser retirado, que fica aparafusada na boca e fixa na mandíbula.
Esse tipo de prótese é usada em casos em que a pessoa necessita restaurar parcialmente ou totalmente um dente que sofreu um dano permanente, ou está enfraquecido, decorrente de um trauma.
- Prótese removível
Diferentemente da fixa, esse tipo de prótese pode ser retirada da boca, o que implica que ela não é parafusada na mandíbula, e costuma ser retirada de noite, na hora em que a pessoa for dormir.
De forma semelhante com a fixa, esse modelo tem como função substituir a ausência de alguns dentes, mas tem como principal funcionalidade retornar a mastigação e ajudar na autoestima da pessoa.
Portanto, esse molde de prótese pode causar algumas náuseas no começo, até a pessoa se acostumar.
- Prótese parcial
Funciona de forma semelhante à removível, e tem como principal objetivo substituir apenas alguns dentes.
A grande diferença é a forma como ela é confeccionada, já que costuma ser feita de silicone, metal ou poliamida.
- Prótese total
Podendo ser conhecida também como dentadura, a prótese total é quando há a perda da dentição, o que costuma ocorrer em pessoas de maior idade, de forma natural.
Porém, isso não impede que pessoas mais jovens também realizem esse procedimento. Em suma, elas possuem pouca confortabilidade até o indivíduo se acostumar totalmente.
De forma geral, a prótese que é utilizada varia de cada caso e pessoa, e deve ser sempre realizada mediante ao olhar de um profissional odontológico.
Além disso, os cuidados necessários são bem parecidos, em que o indivíduo deve voltar ao consultório de maneira recorrente, para realizar check-ups constantes.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.