Muitas pessoas acabam indo ao dentista se queixando de dores de dentes acreditando que possuem cáries. Entretanto, após algumas avaliações elas acabam constatando que precisam fazer tratamento de canal. Porém, você sabe sobre o que isso se trata?
Isso porque, apesar de ser um tratamento muito comum, muitas pessoas ainda se encontram confusas sem saber sobre o que realmente se trata o canal e o que significa fazer um canal, sem entender qual seus pró e contras.
Portanto, se você precisa fazer um canal em uma clínica odontológica, antes, confira tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento de forma a sanar todas as suas dúvidas e possa entender exatamente o que o dentista fará em seu dente.
Conteúdo abordado:
O que é tratamento de canal no dente?
O tratamento de canal, também chamado de endodontia, nada mais é do que um tratamento necessário quando o problema envolve a parte interna dos dentes, chamado de polpa.
Dessa forma, este método precisa ser aplicado quando é preciso remover essa polpa do dente por estar de alguma forma danificada através da ação de bactérias e microorganismos que são os mesmos responsáveis pelas cáries.
Em suma, uma vez que essa polpa é removida, o dentista para canal e especialista, responsável pelo procedimento, também fará a limpeza do local que deve ser preenchido com material específico.
Portanto, por último, mas não menos importante, a cavidade é preenchida e o dentista sela a região para não haver complicações futuras.
Em suma, é possível dizer que o tratamento de canal não dói na hora, mas pode causar algum desconforto à pessoa depois da intervenção. Isso porque, vale lembrar que todo esse procedimento se trata de uma pequena cirurgia para recompor a parte interna do dente.
Vale lembrar que uma vez indicado por um dentista que faz tratamento de canal, a realização do procedimento é imprescindível.
Isso porque, a não realização do canal em casos onde há necessidade pode implicar em pioras à saúde, uma vez que as causas que comprometem a dentição são aliviadas com medicação em estágio inicial.
Quando o tratamento de canal é indicado?
Em primeiro lugar, a indicação desse tratamento deve ser realizada por um dentista que será responsável por avaliar as situações e peculiaridades de cada paciente e dessa forma indicar o tratamento mais adequado.
Entretanto, normalmente, o canal é indicado quando a polpa dentária acaba sofrendo com uma infecção ou até mesmo acaba se deteriorando por algum motivo.
Portanto, confira a seguir alguns dos principais problemas que levam o paciente a procurar por um consultório odontológico 24 horas e um tratamento de endodontia.
- Cárie;
- Trauma dentário;
- Estrutura dental comprometida;
- Degeneração da polpa;
Vale lembrar que apesar dessas serem as principais causas que acabam levando a um tratamento de canal, outras eventualidades podem acabar necessitando a retirada da polpa do dente. Dessa forma, a melhor avaliação será a de um profissional dentista.
Justamente por isso, a visita aos dentistas é extremamente importante, principalmente para avaliações de rotina que são indicadas a cada seis meses.
Portanto, caso você sinta dores, desconfortos ou perceba algo diferente no dente, não exite em buscar por um dentista 24h o mais rápido possível para descobrir a causa do problema e tratar de forma adequada.
Quais os cuidados após o tratamento de canal?
Além de ser um tratamento, é necessário lembrar que o canal é um tipo de cirurgia. Dessa forma, alguns cuidados pós-operatórios são necessários para garantir uma boa recuperação.
Vale lembrar que o período pós tratamento endodôntico na verdade é tranquilo e sem muitas complicações, uma vez que o procedimento é pouco invasivo do que outros, como por exemplo a extração dos sisos.
Sendo assim, é possível ter um pós-operatório em que conseguiu voltar a sua rotina normalmente, sempre mantendo uma boa higiene bucal, e seguindo as orientações do seu dentista.
Em suma, ele pode receitar algum analgésico em caso de dor, por exemplo, já que é normal o dente ficar sensível nos primeiros dias após o procedimento operatório.
Outro cuidado importante é para os pacientes que precisam fazer o tratamento de canal em etapas.
Portanto, é importante saber que nessas situações é normal acabar com uma sedação temporária até que a restauração definitiva seja colocada.
Se este for o seu caso, lembre-se de ficar ainda mais atento no momento das refeições, evitando mastigar em cima do dente em tratamento.